Mistura indevida de produtos de limpeza pode causar crise respiratória grave e até morte, alerta especialista
26/04/2025
(Foto: Reprodução) Mulher de 63 anos morreu após passar mal enquanto lavava o banheiro, em Goiânia. Deusenice de Sousa usava preparo caseiro de cloro e desengraxante automotivo. Deusenice de Sousa, de 63 anos, morreu após inalar mistura de produtos enquanto lavava banheiro, em Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
Inalar produtos de limpeza pode causar inflamações severas nas vias respiratórias, principalmente em pessoas com asma. Foi o que aconteceu com uma mulher de 63 anos, que morreu após passar mal enquanto lavava o banheiro de casa, em Goiânia.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Segundo a família, Deusenice de Sousa inalou uma mistura de cloro com desengraxante automotivo e não resistiu. De acordo com a médica alergista Bárbara Luiza de Britto Cançado, mesmo os produtos domésticos mais comuns representam perigo para as vias aéreas.
“Todos os produtos de limpeza – ou produtos como tinta, tinner - são irritativos para a mucosa respiratória, seja nasal ou pulmonar. Eles podem deflagrar uma inflamação grave nas vias aéreas”, explicou a alergista.
LEIA TAMBÉM
ENTENDA O CASO: Mulher morre após passar mal enquanto lavava banheiro em Goiânia, diz família
Bebê é levada a hospital após tomar desinfetante
A especialista aponta que essas inflamações podem desencadear sintomas como espirros, obstrução nasal, chiado no peito, tosse, falta de ar e até crises de broncoespasmo – quando os brônquios se contraem e dificultam a entrada de ar nos pulmões. Em casos mais graves, pode haver parada cardíaca por falta de oxigenação.
“É como se o pulmão fechasse e o paciente não conseguisse respirar. Isso pode levar à tontura, queda da oxigenação e, por fim, uma parada cardíaca”, pontuou.
Mesmo os produtos domésticos mais comuns representam perigo para as vias aéreas
Foto: Reprodução / TV Anhanguera
Segundo o capitão Macdonald Nazareno Barreira, do Corpo de Bombeiros de Goiás, o uso inadequado dessas substâncias químicas pode liberar vapores altamente tóxicos, colocando em risco a vida dos usuários. Ele dá as seguintes orientações:
seguir as orientações dos rótulos;
não misturar substâncias;
evitar produtos químicos de origem duvidosa.
Ainda de acordo com o oficial, qualquer emergência relacionada à inalação de substâncias deve ser reportada imediatamente ao 193, para garantir um rápido atendimento e salvar vidas.
Relembre o caso
Deusenice de Sousa, de 63 anos, morreu após passar mal enquanto lavava o banheiro de casa, em Goiânia. Segundo a família, ela inalou uma mistura de cloro com desengraxante automotivo e não resistiu. O caso aconteceu na última sexta-feira (18) e está sendo investigado pela Polícia Civil.
Em entrevista à TV Anhanguera, o marido da vítima, Josemar Carlos da Silva, contou que o casal havia acabado de almoçar quando Deusenice decidiu fazer a limpeza. Pouco depois de aplicar a mistura no banheiro, ela começou a se sentir mal.
“Foi quando ela saiu do banheiro, deitou no sofá, me pediu água e foi apagando. É um cheiro muito forte”, relatou o marido.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas quando a equipe chegou, Deusenice já estava sem vida.
Mulher morre após passar mal por inalar produtos de limpeza enquanto lavava o banheiro
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás